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Qual o papel do design de embalagem na experiência do cliente?

  • Foto do escritor: Ivan Vargas
    Ivan Vargas
  • 21 de ago. de 2023
  • 5 min de leitura

Atualizado: 22 de ago. de 2023

Na era da competição acirrada entre marcas e produtos, a embalagem deixou de ser apenas um recipiente para se tornar uma peça estratégica de marketing e uma extensão da identidade da marca. O design de embalagem desempenha um papel crucial na experiência do cliente, influenciando desde a primeira impressão até a usabilidade do produto. Vamos explorar como uma embalagem bem projetada pode transformar a jornada do consumidor, tornando-a memorável, cativante e satisfatória.


Experiência do cliente: a primeira impressão é a que fica?


A embalagem é o primeiro ponto de contato entre o produto e o consumidor.

De acordo com um estudo conduzido pela Paper and Packaging Board, uma organização focada na promoção do uso consciente de papel e embalagens, mais de 72% dos consumidores afirmaram que a embalagem afeta sua percepção da marca e sua disposição para comprar um produto.


Ou seja, conforme reforça o diretor de negócios e inovação do Estúdio Jangada Ivan Vargas, a embalagem bem projetada é capaz de criar, já no primeiro contato, uma conexão mais profunda e duradoura com a marca. A escolha de cores, tipografia e elementos visuais desempenham um papel importante na transmissão da personalidade da marca e na comunicação do valor do produto. Então, um design bem-sucedido envolve uma combinação equilibrada de elementos visuais e emocionais para realmente impactar as pessoas.


Uma boa embalagem conta uma história envolvente


As melhores embalagens contam histórias sem dizer uma palavra sequer. Elas podem transmitir a missão, valores e origens da marca através de elementos visuais inteligentemente incorporados. Um exemplo notável é premiado pelo IF Design Award 2023 é a linha blend de café Broadway. Colorida e envolvente, ela captura os consumidores-alvo amantes da arte e funciona como um elo com o qual as pessoas podem saborear e sentir a atmosfera animada das artes cênicas. Além das embalagens, todos os elementos gráficos da identidade também possibilitaram o de desdobramento da comunicação do produto nos demais materiais da marca.

Crédito: Brodway Café


Outro bom exemplo de embalagens que contam história e geram identificação são as latas de frisantes da Bonevi desenvolvidas pelo Estúdio Jangada. Elas interagem com o consumidor em cada item da linha, dando vida a personagens com personalidades que referenciam a intensidade de cada tipo de frisantes, rompendo e ressignificando o consumo da bebida que majoritariamente é consumida em garrafas. E, em suma, propõe uma experiência livre de padrões.







Crédito: Estúdio Jangada



Experiência do cliente: funcionalidade e usabilidade aperfeiçoadas


Uma embalagem bem projetada não é apenas bonita, mas também funcional e prática. A usabilidade é um aspecto muitas vezes negligenciado, mas que pode ter um impacto significativo na experiência do cliente.


Embalagens intuitivas, que facilitam o manuseio, com sistemas práticos de abertura e vedação e que podem ser reutilizadas ampliando seu ciclo de vida, são apreciadas pelos consumidores. Simplificar a vida das pessoas a partir do entendimento de suas necessidades e experiências para criar soluções relevantes é fundamental, assim como fez a marca de cerveja Super Bock. Ao entender a jornada do consumidor no supermercado, projetou um código de barras destacável facilitando o manuseio no caixa, onde antes era necessário retirar a caixa potencialmente pesada do carrinho para registrar, agora facilmente se destaca o código de barras da caixa de papel e entrega para o caixa do supermercado. Uma ideia simples, mas com forte impacto na vida e no tempo do público da marca.



Experiência do cliente - case Cerveja

Foto: Ana Carvalho | www.linkedin.com/in/anasofcarvalho


Fazendo do limão uma limonada: diferenciação e reconhecimento


No mar de produtos nas prateleiras, a embalagem é muitas vezes o fator decisivo para a escolha do consumidor. Uma embalagem única e memorável destaca o produto da concorrência e aumenta sua visibilidade. Esse conceito visual deve estar alinhado estrategicamente à categoria do produto e seu posicionamento na gôndola, e se for o caso, o produto pode ser reposicionado ressignificando a experiência com o público para criar mais conexão.



Uma ótima história que gostamos de lembrar de quem fez do limão uma limonada é o caso da H20. Quando se fala estrategicamente sobre redesenho e reposicionamento de categoria da marca esse é um bom caso para se inspirar. Antigamente a H20 chamava 7UP e era um refrigerante de limão até a entrada da Soda Limonada no mercado, que acabou dominando a categoria, pois a soda tinha muito mais gás, mais açúcar e um sabor muito mais forte de limão. Assim, a 7UP foi perdendo seu espaço de mercado e não aguentou até sumir das prateleiras. Anos depois a marca foi comprada pela PepsiCo que, através de análises de design com pesquisas de mercado e comportamento, identificou uma oportunidade para transformar o que antes era um problema em um fator de diferenciação do produto. E é aí que a virada do jogo começa.


Experiência do cliente - case H2OH


O grande segredo também passou pela mudança de categoria, reposicionando o produto para ocupar o mesmo espaço das águas nas prateleiras. Assim atualizaram a embalagem e o nome do produto para H2O, as características do produto que no passado foram motivos para queda, agora passariam a ser fator impulsionador de compra aliado ao desejo do consumidor. Com uma água levemente gaseificada, com um sofisticado e sutil toque de limão e ainda ser produto com baixa caloria, são apelos que geram identificação com o estilo de vida de muitos consumidores que buscam uma bebida mais leve para fugir do refrigerante cheio de açúcar e com muito gás. E continua performando na gôndola até hoje, firme em seu setor.


O futuro importa? Sustentabilidade e responsabilidade!


À medida que os consumidores se tornam mais conscientes do impacto ambiental, as embalagens sustentáveis estão ganhando destaque. Conforme salienta o diretor de design do Estúdio Jangada, Nicolas Schaule, embalagens eco-friendly são uma alternativa viável na busca por atender às preocupações dos consumidores, além de também refletirem o compromisso da marca com a responsabilidade ambiental. A marca de produtos de limpeza "Seventh Generation" é um exemplo notável, utilizando embalagens feitas de materiais reciclados e biodegradáveis, demonstrando seu comprometimento com a sustentabilidade.


Ou ainda, como a inovação da marca de cervejas Corona, que apresentou ao Brasil a tecnologia “KEEL CLIP”, em 2021. A cerveja é vendida em um pack com seis unidades de 350. Funciona assim, as latinhas são unidas por uma lâmina de papel cartão minimalista afixado no topo da caixinha, como conta o Hypness. A Ambev, detentora da marca Corona no Brasil, explica que o processo “reflete metas ambiciosas de sustentabilidade em temas como água e redução de carbono”. A Corona se diz ainda a “primeira marca global de bebidas a se tornar neutra em resíduos plásticos”.


Crédito: Corona



Em conclusão, o design de embalagem vai muito além de ser apenas uma casca externa. É uma ferramenta poderosa para criar conexões emocionais, transmitir histórias, aprimorar a usabilidade e diferenciar produtos no mercado competitivo. Embalagens bem projetadas não apenas atraem os olhos, mas também atraem os corações dos consumidores, influenciando positivamente sua experiência desde o primeiro contato até o uso do produto.


À medida que as marcas continuam a compreender a importância do design de embalagem, podemos esperar ver mais exemplos criativos e inovadores que transformam a jornada do consumidor de maneiras surpreendentes.


Contrate o Estúdio Jangada!


O Estúdio Jangada é um estúdio de design co-criativo e imersivo que, desde 2019, trabalha na potencialização de marcas através da construção de conexões entre pessoas, produtos e embalagens.


A essência de desenvolvimento é inspirada no Design Thinking, a metodologia alia o desejo das pessoas, a viabilidade dos negócios, com desenvolvimentos de forma dinâmica e imersiva entendendo contextos e propondo soluções de alto impacto.


Se você quer levar sua embalagem ou produto para outro patamar, fale conosco!




 
 
 

1 comentario

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Invitado
25 ago 2023
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Sensacional, adorei os insights!

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