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Cliente do futuro e os comportamentos para de 2024 e 2025

  • Foto do escritor: Ivan Vargas
    Ivan Vargas
  • 4 de set. de 2023
  • 8 min de leitura

Atualizado: 5 de set. de 2023

Como será o cliente do futuro? Talvez ele já esteja entre nós no presente. Quais são suas preocupações e desejos? Como traçar seu perfil socioeconômico? Neste artigo, trazemos reflexões esclarecedoras sobre esse tema e como o design de embalagem aplicado de forma estratégica pode, e vai, ajudar empresas a se conectarem com esse novo momento.

Quando se fala sobre o comportamento do consumidor e sua constante evolução, é sempre desafiador para as organizações conseguir acompanhar essa mudança de valores e preferências na velocidade em que elas acontecem.

Para identificar esses padrões e tendências de comportamento também é preciso levar em consideração questões-chave como avaliar a quais culturas e sociedades essas tendências estarão alinhadas e se seu público faz parte desse grupo. Por isso, neste texto permearemos principalmente comportamentos prevalentes na América Latina visualizando quais pontos poderão ajudar no sentido de estar mais preparado e criativo para tomada de decisões.

Não faça apostas, tome decisões certeiras


Você também pode identificar oportunidade de tendências dentro do seu segmento, mas é um esforço que deve ser analítico e nunca de adivinhação. Analisar tendências e comportamentos é observar agentes de influência, como mudanças no mercado, novas tecnologias, questões econômicas e políticas, entre muitos outros fatores que podem influenciar. É preciso saber identificá-los para entender quais as melhores estratégias a serem abordadas.


Na constante transição evolutiva onde se encontram os clientes - influenciados tanto por questões externas com a massiva gama de informações a que são expostos, como pelas variáveis internas impostas a todos na temática da evolução humana. Seja na forma como se relacionam, seja em suas personalidades ou, ainda, como lidam com os problemas e na resolução deles.


cliente do futuro - charge teoria evolutiva - Estúdio Jangada

Cliente do futuro: traçando um perfil pós-pandêmico

Todos sabemos os movimentos que a pandemia em 2019 nos forçou a fazer, mas será que sabemos sobre o consumidor pós-pandemia e suas novas rotinas, bem como quais os impactos e transformações que ainda seguem acontecendo?

Segundo dados do Euromonitor International, os países latino-americanos demonstram uma rápida recuperação da vida fora de casa e de atividades sociais. De acordo com a pesquisa realizada em 2022, o volume de vendas no comercio de bebidas alcoólicas na região ultrapassou em 7% os volumes de 2019 e ao que tudo indica, devem continuar crescendo nos próximos anos, mesmo com cenários econômicos incertos.


cliente do futuro -  Euromonitor - Estúdio Jangada
Fonte: Euromonitor - Tradução: Estúdio Jangada

A partir de cenários climáticos voláteis com catástrofes naturais cada vez mais recorrentes já é possível entender que os consumidores precisarão de produtos como alimentos e bebidas que auxiliem a suportar altas ondas de calor, temperaturas abaixo de zero e eventos climáticos severos. Assim como temas ligados a sustentabilidade e futuro do planeta tentem a valorizar ainda mais empresas ESG (Environmental, Social and Governance), seja através de fontes alternativas de alimentos, produtos à base de plantas, atenção a causas sociais, produção ética ou ações com redução de impacto ambiental.

Um estudo realizado pela Consumoteca revelou que 88% dos entrevistados afirmam que comprariam produtos mais sustentáveis se as marcas oferecessem preços mais acessíveis ou recompensas. Nesse sentido, este é um dos desafios para as marcas equilibrarem suas ofertas de produtos sustentáveis oferecendo soluções mais acessíveis e atrativas a partir de soluções inovadores com apoio de parceiros e fornecedores que valorizam o tema, bem como a uso de embalagens mais sustentáveis e práticas transparentes.

A busca por equilíbrio entre vida pessoal e profissional continua. Muitos clientes seguem buscando formas para recuperar mais tempo para si mesmos, informação também mapeada pelo Euromonitor que identifica, a partir das decisões de compra, a aquisição especial de produtos para controlar o estresse. Em 2022 as vendas no varejo de auxiliares do sono cresceram 21% na América Latina e devem crescer mais 10% em 2023.

stresse - estudio jangada

A procura por produtos legais a base de cannabis também tem crescido, com estimativa de aumento no valor de varejo de 66% até 2027. Em mercados latino-americanos selecionados, à medida que o consumidor passa a ter mais consciência sobre o tema, e a legislação se torna mais branda possibilita mais investimento por parte das empresas.

Também permeando questões como o estresse e ansiedade, dados apresentados pela MasterSense em 2023, relatam a crescente popularidade dos compostos naturais que prometem mais resistência fisica, mental ou emocional em situações estressantes. Alimentos e suplementares e potencializadores cognitivos que melhoram o foco, criatividade e motivação como a cafeína, a creatina, o ginko biloba, entre outros também são fortes promessas para o cenário atual e futuro.

Equidade emocional, é um dos fatores mais importantes para os consumidores, tendo o mesmo peso que o preço para muitos. Programas de fidelidade e compra programada já são mais populares, pois possibilitam mais organização e controle sobre os gastos em razão do custo fixo e recorrente para que assim os consumidores possam gastar mais tempo aproveitando a vida.

Na américa latina, que muitas vezes enfrenta altas taxas de inflação, desemprego e impostos, uma forma de apoiar clientes e potenciais clientes que procuram economizar é inovar no tamanho de suas embalagens, oferecendo porções menores para quem quer comprar menos, bem como embalagens maiores para comprar em massa que reduzem os preços unitários. De encontro com a tendência para porções menores - e em um cenário onde as pessoas buscam cada vez mais saudabilidade, sem renunciar a pequenos prazeres - encontrados em produtos não tão saudáveis, o consumo sem culpa desses alimentos em pequenas quantidades também serve para confortar e aliviar o estresse. Deste modo, embalagens com porções menores já é uma necessidade.

Até aqui já possível entender identificar alguns padrões de perfis que seguem evoluindo enquanto consumidores. Na tabela abaixo disponibilizada pelo Euromonitor é possível acompanhar de forma resumida essas características.


cliente do futuro - pesquisa euromonitor - Estúdio Jangada
Fonte: Euromonitor - Tradução: Estúdio Jangada

Consumidor do futuro 2024 e 2025: a era da imaginação

cliente do futuro - Estúdio Jangada

Aqui também é preciso se perguntar sobre o futuro dos negócios e das organizações, e fazer uma avaliação que começa de dentro para fora para saber se estamos preparados e no momento certo para estas transformações.

Conforme identifica a CMO da Natura, Tatiane Ponce, em entrevista para a Fast Company Brasil, os três temas essenciais para a atuação de marcas no mundo do propósito são: intenção, atenção e emoção, onde o grande segredo está em primeiro identificar quais são os principais atributos que o consumidor reconhece na sua marca. Depois, é preciso apontar para onde você gostaria de evoluir e levar esse reconhecimento. Mas para isso será preciso um olhar filtrado e atento aos contextos que nos cercam e que estão em evolução.

Ao que tudo indica até 2025 abandonaremos a era da informação para dar espaço a era da imaginação. Conforme indica o relatório da WGSN é nesse espaço que a criatividade coletiva e a individual serão propulsoras na geração de novo valor econômico, ecológico e cultural e nesses cenários quatro perfis de comportamentos deverão nortear o movimento da indústria rumo aos próximos passos.



Honestidade, autenticidade e humor serão pontos chaves para ganhar a confiança de consumidores que não querem sentir que foram convencidos, são contemplativos, informados, pensadores alternativos em busca de propósito. Estes consumidores estarão ligados a conceitos empolgantes e estilos inovadores não tão populares com ideias que são um pouco fora do comum como o “capitalismo regenerativo” que envolve negócios que beneficiem tanto a sociedade quanto o planeta.

Além disso, são apreciadores do mundo dos games e interações que envolvam este tipo de tecnologia, explorando também substâncias psicoativas como uma espécie de terapia para a mente. Para gerar conexão com esse público do futuro, você vai precisar evidenciar de forma original que está na mesma sintonia que eles, entendo e abraçando esses conceitos e estilos não tão convencionais.

Narrativas emocionais, valores consistentes e conexão humana, estes tópicos evidenciam um público que prioriza uma experiência mais proxima, seja a partir do toque humano na prestação do serviço ou do toque emocional na construção de narrativas, são ocupados, impulsionados por um propósito com foco na comunidade e em busca de conexão. Desta forma eles precisam estar convictos que os valores da sua marca são os mesmos que os deles.

Com este foco, esses consumidores colocam a gentileza e a transparência no topo da lista - agindo quando percebem que algo não está correto e esperam o mesmo das marcas que consomem.

Liberdade, flexibilidade e valor percebido, estes valores de comportamento estão atrelados a um perfil que busca maneiras de ter mais tempo livre. Eles também se interessam por novas ideias de compartilhamento ao invés de ter algo somente para si. São pessoas equilibradas, hedonistas, não ligam para a idade e buscam enriquecimento pessoal e não material, evidenciando potencial para serviços e produtos colaborativos dentro de um estilo de vida mais flexível com coisas que vão agregar valor.

Novas ideias, designs inteligentes e conexão entre o físico e o virtual é um perfil está aberto a novas possibilidades e interações tecnológicas, atraído maneiras de tornar o mundo um lugar melhor, com soluções de design que sejam boas e inclusivas para todos, bem como produtos que durem por bastante tempo. Neste grupo encontram se empreendedores, pessoal intensas que gostam de assumir riscos e estão sempre em busca de inspiração.

O interessante desse grupo é que são curiosos constantes e se sentem à vontade entre o mundo físico e o digital. O e mais importante aqui será a razão por trás do que estão fazendo, pois buscam contribuir para um propósito maior, gostam de liderar movidos pela ideia de causar impactos positivos.

04 ações estratégicas para o sucesso com esses públicos




  1. MENOS PRESSÃO DURANTE ÉPOCAS DE MÚLTIPLAS CRISES É importante demostrar empática com os consumidores nestes momentos em que ele tem que lidar com variados temas que afeta diretamente seu estilo de vida com temas como, recessão, inflação e crises climáticas. Analise como sua marca poderá oferecer a sensação de calma, possibilidades de fugir da rotina ou mesmo da realidade com bom humor. Oferte produtos e serviços que podem facilitar a vida das pessoas.

  2. ESTABELA VÍNCULOS E COMUNIDADES Proporcione uma atmosfera positiva em que o mundo pareça mais próximo de amigável, agregando um toque mais humanizado em seus produtos e serviços. certifique-se de que sua marca trabalhe com foco principalmente em impactos que vão beneficiar o mundo. Gentileza que gera gentileza, tratar as pessoas e o planeta com amabilidade e respeito é uma maneira eficaz de construir uma comunidade leal e duradoura.

  3. MAIS VIRTUDE E CONSISTÊNCIA, MENOS QUANTIDADE Com tantas opções disponíveis já estamos fartos da quantidade, ainda mais em momentos como estes em que é tão evidente a escassez de recursos do planeta. Neste caso para se destacar ofereça algo melhor e não algo a mais, busque na honestidade formas de evidenciar aos seus consumidores que seus produtos vão agregar valor ao dia a dia enriquecendo suas vidas de momentos verdadeiros de prazer e bem-estar.

  4. AUXILIE AS PESSOAS A NEVEGAR ENTRE DIFERENTES SITUAÇÕES Nestes momentos em que nossas vidas parecem estarem dívidas em partes, sempre transitando entre a vida pessoal, lazer e trabalho, entre o mundo real e o mundo virtual a popularidade por estilos de vida mistos, será fundamental ajudar as pessoas a transitarem entre diferentes aspectos de suas identidades e a manter a privacidade onde as fronteiras estão se tornando menos definidas.

Não desenvolva embalagens e produtos que ficarão parados no estoque

A conclusão inicial que se pode ter é que cenários disruptivos, voláteis e incertos devem continuar impactando os negócios do futuro, e as organizações precisaram aplicar abordagens mais criativas e adaptativas para resolver problemas. Com o rápido avanço do mundo digital e industrial estabelecendo novos conceito sobre os limites e privacidade será cada vez mais difícil se guiar entre oportunidades reais e tendências passageiras ou definir o que testar e no que investir.

Desta forma busque desenvolver embalagens e produtos mais assertivos e com mais potências de vendas a partir de dados claros com análises de tendências objetivas que estejam vindo à tona no mercado.

Entre tantos pontos a serem avaliados com cautela, como saber quais fatores são mais relevantes e quais as melhores estratégias para sua marca, produto ou embalagem? No Estúdio Jangada temos um time especializado para propor desenvolvimentos assertivos que estarão de encontro com as tendências e comportamento do seu público.

Imersão não é apenas mergulhar, é absorver, sentir e compreender cada matiz do problema. Neste vídeo comento rapidamente sobre como esse processo funciona aqui no Estúdio Jangada. #DesignAlémDasSuperfícies#ImersãoEmDesign

 
 
 

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