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Design de embalagem: sua embalagem atrai ou afasta seus clientes?

  • Foto do escritor: Ivan Vargas
    Ivan Vargas
  • 18 de jul. de 2023
  • 3 min de leitura

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O impacto da embalagem no PDV | Crédito: Estúdio Jangada

Em um mar de produtos e embalagens, se destacar entre tantas opções é sempre desafiador. E um fator estratégico de grande relevância que faz médias e grandes marcas estarem constantemente se questionando sobre o real impacto de seus rótulos nas prateleiras.

Do mesmo modo que a embalagem poder ser o fator de atração do consumidor, ela também pode estar gerando sentimentos negativos e afastando potenciais clientes.


“Mas como analisar? Como saber se minha embalagem funciona ou se preciso de um novo design? Como ter certeza se é o momento certo para atualizar e redesenhar a minha embalagem?”


Em 2019, segundo pesquisa realizada pela Nielsen, revelou que 70% dos consumidores decidem por qual produto comprar no momento da compra. Outro ponto interessante é que a maioria dos consumidores afirmaram que a embalagem é um fator importante na decisão de compra, ou seja, mesmo que haja investimento em campanhas bem estruturadas de marketing, o impacto no ponto de venda é fundamental para qualquer marca.


Redesenho de embalagem: fatores que motivam essa

tomada de decisão


Uma das principais perguntas a serem feitas é: o que está verdadeiramente motivando esse investimento?


A resposta aqui é variada, o motivador pode ser se distanciar da concorrência ou então atualizar-se de acordo com o mercado ou até mesmo uma mudança estratégica de público. Outra motivação recorrente, agora falando sobre a personalidade da embalagem, é a sua linguagem visual, avaliar a tipografia, a paleta de cores, as imagens de apoio, e toda sorte de semióticas que se possa considerar, entre outras possibilidades.



Análises e ferramentas de pesquisa em design de embalagem | Crédito: Estúdio Jangada
Análises e ferramentas de pesquisa em design de embalagem | Crédito: Estúdio Jangada

Claro que existem outros fatores que às vezes obrigam empresas a passar por uma atualização em suas embalagens e rótulos, um deles são as mudanças que ocorrem na legislação. Um bom exemplo recente são as tabelas nutricionais e informações obrigatórias que recorrentemente tem sido atualizada, principalmente a fim de auxiliar o consumidor com informações mais precisas e em maior evidência facilitando a leitura e entendimento sobre o que está consumindo.


Outro aspecto que também força uma atualização na linha são as otimizações produtivas. Quando se faz necessário mudar a estrutura do material por outro mais resistente ou até mesmo por outro mais eficiente quando se permeia pontos como o shelf-life da embalagem. Nessas horas, no momento da impressão, sempre haverá necessidade de produzir novos clichês junto as gráficas convertedoras, este é um bom momento para aproveitar e avaliar uma possível atualização na comunicação do produto a partir de um novo design de embalagem ou rótulo.


Mas e se dissermos que há outro fator, ainda mais determinante nesse caso e que precisa ser constantemente monitorado e avaliado: o fator humano!


Imersão em PDV (Ponto De Venda) | Estúdio Jangada
Imersão em PDV (Ponto De Venda) | Estúdio Jangada

As pessoas e a sociedade estão em constante evolução, mudanças de comportamento, novas facilidades tecnológicas, tudo isso impacta na forma como somos e agimos, e nessa lente que devemos focar, nas reais dores e necessidades das pessoas.


Como por exemplo quando desenvolvemos o projeto da Churraspet para a linha de mordedores naturais da Churrasquito onde conseguimos entender que os consumidores, mais conhecidos como petlovers necessitavam de uma nova comunicação para aquela categoria de produto, afastando-se de uma linguagem técnica para dar espaço a uma abordagem mais atual, gerando identificação através de comunicação leve e descontraída assim como os momentos de brincadeiras com os seus pets, sem abrir mão de informações precisas e importantes em evidência e de fácil acesso sobre a composição do que estão oferecendo aos seus animais de estimação.


Embalagem Churraspet | Crédito: Estúdio Jangada
Embalagem Churraspet | Crédito: Estúdio Jangada


Como contratar um serviço de redesenho de embalagem?


Através de estúdios especializados no tema!


O Estúdio Jangada é um estúdio de design co-criativo e imersivo que, desde 2019, trabalha na potencialização de marcas através da construção de conexões entre pessoas, produtos e embalagens.

A essência de desenvolvimento é inspirada no Design Thinking, a metodologia alia o desejo das pessoas, a viabilidade dos negócios, com desenvolvimentos de forma dinâmica e imersiva entendendo contextos e propondo soluções de alto impacto.


Se você quer levar sua embalagem ou produto para outro patamar, fale conosco!



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